Tratamento de sementes: a importância dos cuidados e seus benefícios

Muito provavelmente você já deve ter escutado falar sobre tratamento de sementes. Mas, você sabe para que serve esse tratamento? Vamos então conhecer agora a importância desse cuidado e quais os benefícios que ele trará para você agricultor.

Antes de qualquer outra coisa, é preciso ficar claro que uma semente tratada apresentará um alto poder germinativo, ela será uma semente de qualidade, ou seja, o tratamento potencializará as características desejadas para a agricultura.

Importância da utilização de sementes tratadas

Vamos conhecer os quatro componentes essenciais para a qualidade das sementes:

  • Físicos – sementes com estrutura íntegra e uniforme em relação ao tamanho e forma, além de elevado peso volumétrico. A partir dessas características, é possível realizar uma distribuição mais uniforme durante a semeadura, assim obtendo maior disponibilidade de reservas para o estabelecimento da plântula.
  • Fisiológicos – diretamente relacionado à tolerância ao estresse durante a germinação, engloba a viabilidade.
  • Genéticos – existe alta qualidade quando as sementes são consideradas sem contaminantes, característica a qual se dá o nome de pureza varietal.
  • Sanitários – é quando a semente está livre de patógenos, fungos e de plantas daninhas, o que poderia ser prejudicial na hora do cultivo.

Benefícios das sementes tratadas

Vamos pensar um pouco em alguns dos principais alimentos da nossa agricultura, estamos falando do arroz, do feijão, da soja e do milho. Todos esses alimentos são propagados a partir de sementes. Portanto, a qualidade das sementes será um dos principais fatores no sucesso ou não da cultura.

Se agora você está aí se perguntando como esse tratamento pode ter tanta importância, vamos conhecer um pouco mais dos benefícios das sementes tratadas.

O tratamento de sementes consiste em aplicar defensivos químicos ou biológicos nas mesmas, para controlar fungos e pragas que atacam sementes, mudas e plantas. Assim, as protegendo contra patógenos e pragas desde o momento da semeadura até à germinação.

Pense bem, se você plantar sementes sadias estará automaticamente diminuindo também as perdas com o replantio.

É importante estar claro que, as sementes após tratadas não poderão ser usadas para a alimentação humana e nem para a alimentação animal, devem ser destinadas exclusivamente ao plantio.

Sementes tratadas estarão mais protegidas contra pragas e doenças nos estágios iniciais, durante e até mesmo depois da germinação, dessa forma, conseguem crescer mais fortes, vigorosas, uniformes e com melhor enraizamento.

E tem mais, com uma melhor qualidade sanitária, se previne a entrada de pragas nas áreas de cultivo.

Sementes tratadas proporcionam o desenvolvimento de plantas sadias. Por isso, o tratamento de sementes tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada pelos agricultores do mundo inteiro, gerando aumento na produtividade e rentabilidade das culturas.

A Biológica Agroscience fornece soluções no tratamento de sementes para uma maior produtividade e rentabilidade. Vem, estamos aqui para te auxiliar nessa caminhada.