Solubilização de Nutrientes: o que é e qual a sua função na agricultura
Você provavelmente sabe ou já ouviu falar sobre a solubilização de nutrientes, vamos entender do que se trata e qual a importância desse processo para a agricultura.
A agricultura se modernizou e a alta demanda que exige mais produtividade necessita do uso de fertilizantes que em sua grande maioria são compostos por três macronutrientes principais: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). Dentre esses três nutrientes que são requeridos em maiores quantidades pelas plantas, o Fósforo é um dos mais importantes, sendo indispensável para o metabolismo e funcionamento das plantas. É preciso ficar atento, pois a nutrição adequada das plantas é de fundamental importância para se alcançar a produtividade desejada, não se esqueça de que a deficiência de algum nutriente poderá limitar a produtividade da cultura.
Devido à quantidade absorvida pela planta, o Fósforo é considerado um macronutriente. Há diferentes formas de fósforo no solo, como: Fósforo (P), Fósforo inorgânico (Pi), Fósforo orgânico (Po), Ferro (Fe), Fosfato de ferro (Fe-P), Fosfato de alumínio (Al-P), Fosfato de cálcio (Ca-P).
Para converter o fósforo insolúvel presente no solo em uma forma disponível para as plantas são utilizados microrganismos solubilizadores de Fósforo. A nível de campo, a adubação mineral é a forma mais utilizada para fornecer Fósforo as plantas, no entanto, alguns cuidados precisam ser tomados já que o nutriente apresenta mobilidade praticamente nula no solo. Assim, o nutriente precisa ser fornecido em um ambiente que haja a possibilidade de absorção pelas raízes.
Um solo saudável, com biota equilibrada e com a presença de matéria orgânica auxilia no desenvolvimento de microrganismos benéficos, que disponibilizarão Fósforo para as plantas. Os microrganismos solubillizadores de Fósforo agirão solubilizando fosfatos, mas também promoverão o crescimento das plantas e o rendimento das culturas, produzindo hormônios promotores do crescimento das plantas.
A solubilização de fosfato é de fundamental importância para aumentar a sustentabilidade das áreas cultivadas, diminuindo assim os custos de produção e contribuindo para o aumento da produtividade. Porém, é fundamental estar atento para o manejo do solo, a fim de proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento da fauna edáfica do solo, para isso, práticas como a rotação de culturas, a adoção de espécies que possibilitem elevado volume de palhada residual e a qualidade dessa palhada são essenciais.
O Fósforo absorvido pelas plantas encontra-se presente na solução do solo e em se tratando de um macronutriente ele necessita de constante monitoramento. Os principais fatores que podem afetar a disponibilidade de Fósforo para as plantas são: o teor de argila, os níveis de Fósforo, o pH e a matéria orgânica do solo.
Quando os níveis de Fósforo estiverem abaixo das necessidades da cultura, deve-se realizar adubação de reposição e manutenção. Nas plantas, o Fósforo desempenha papel fundamental na formação de ATP (adenosina trifosfato) que é a principal molécula carreadora da energia química utilizada nas mais diversas reações que ocorrem nas células. Ela funciona como um depósito de energia, acionado quando necessário para a realização de alguma reação, por isso, é ela a principal fonte de energia para a realização de processos como a fotossíntese, a divisão celular, o transporte de assimilados e a carga genética.
Aqui na Biológica, trazemos em nossas soluções o BFMic, um excelente solubilizador de nutrientes com a função de degradar o material orgânico, transformando-o em carbono orgânico disponível, estimulando a formação da microbiota benéfica. Venha conhecer!