Devido à complexidade da matéria orgânica, a sua decomposição completa dura em média de 90 a 120 dias, envolvendo uma variedade de enzimas e consequentemente um grande número de microrganismos participam do processo de compostagem. Neste processo, cada grupo de microorganismo se especializa em uma atividade específica, entre eles, as bactérias são responsáveis por 80% a 90% da atividade microbiológica nos processos de compostagem. A seleção adequada dos microorganismos é uma estratégia que pode acelerar, otimizar e reduzir custos do processo de compostagem.
Várias espécies de Bacillus são consideradas eficientes aditivos de compostagem acelerada, elas apresentam uma gama de enzimas extracelulares que permitem participarem da degradação de uma variedade de substratos derivados de fontes animais e vegetais, incluindo a celulose, amido, pectina, proteínas, agar, hidrocarbonetos. Além disso, os Bacillus produzem endósporos bacterianos que são altamente resistentes a temperaturas elevadas e a outras condições desfavoráveis presentes no processo de compostagem.
Com intuito de auxiliar na redução do tempo do processo de compostagem, a Apoena desenvolveu uma linha de aditivos de compostagem, em sua maioria com diferentes linhagens de Bacillus, que podem ser utilizadas nos diversos processos de compostagem.